Agricultura Regenerativa, Resiliência Climática e Produtividade: Lições do Caso SLC Agrícola.

Estamos felizes em compartilhar o estudo com a SLC Agrícola que demonstra evidências de que práticas regenerativas aumentam produtividade e oferecem parâmetros para que investidores possam alocar recursos em uma agricultura resiliente ao clima.

O agronegócio brasileiro está cada vez mais exposto aos impactos da mudança do clima. Secas prolongadas, ondas de calor e eventos extremos já vêm comprometendo safras e margens operacionais. Segundo a Conab, na safra 2023/2024, a produtividade média da soja caiu 16% devido a ondas de calor ligadas ao El Niño.

Mas novas evidências mostram que a agricultura regenerativa pode mudar esse quadro. Práticas como semeadura direta, cobertura vegetal contínua, uso de bioinsumos, rotações diversificadas e integração lavoura-pecuária fortalecem a saúde do solo e aumentam a resiliência climática.

Com isso, é possível transformar vulnerabilidade em resiliência e risco financeiro em oportunidade de valor. O estudo demonstra que a agricultura regenerativa é uma estratégia eficaz para reduzir risco climático e mobilizar capital de longo prazo para uma agricultura mais competitiva e sustentável.

Desejamos uma excelente leitura!

Onde estamos

Rua Olimpíadas 134, conj. 42
Vila Olímpia, São Paulo-SP
04551-000

Contato

contato@famarecapital.com
+55 11 5508 1188

Redes

EN